Os países menos desenvolvidos lutam de forma contínua pela inclusão social, que segue sendo um dos principais desafios para a construção de uma sociedade mais justa.

De acordo com o relatório anual da Organização Internacional do Trabalho (ILO), publicado em 2024, a inclusão social passa pela inclusão financeira, por investimentos em sustentabilidade e pelo impacto dos seguros como instrumento de proteção para a população menos favorecida.

O papel dos seguros na construção de uma sociedade mais justa

Durante a COOP30 – a Casa do Seguro, uma iniciativa da CENASEG, foi discutido o papel fundamental do seguro em um momento em que grande parte da população ainda não possui qualquer tipo de proteção.

A enchente histórica que atingiu o Rio Grande do Sul em 2024 escancarou essa realidade: segundo dados do Valor Econômico, apenas 10% dos imóveis afetados contavam com algum tipo de cobertura.

Esse dado reforça a importância do seguro como um instrumento de cidadania e dignidade. Ter um seguro é a diferença entre depender de doações e ajuda do Estado, ou ter o direito garantido por uma apólice.

Seg2C: inclusão e economia circular através dos microsseguros

O propósito da Seg2C é claro: incluir a população no mercado de seguros e movimentar a economia circular.

Por meio de microsseguros acessíveis, a empresa permite que mais pessoas possam proteger seus bens e sua tranquilidade. Além disso, cria oportunidades para que empresas de telefonia, provedores de internet, lojas de materiais de construção e associações passem a oferecer produtos de proteção aos seus clientes — gerando nova receita e fortalecendo o relacionamento com o público.

Na prática: cada microsseguro vendido é uma forma de incluir mais pessoas financeiramente, fomentar negócios locais e reduzir desigualdades.

Como sua empresa pode fazer parte dessa transformação

Se você representa uma empresa, associação ou sindicato, entre em contato com a Seg2C e descubra como a comercialização de microsseguros pode trazer receita adicional para o seu negócio e aumentar a fidelização do seu público.